EDIÇÃO, TRATAMENTO E MANIPULAÇÃO DE IMAGEM
Qual a diferença e qual é o nosso processo criativo?
Bom, muitos devem estar se perguntando qual é a diferença entre EDIÇÃO x TRATAMENTO x MANIPULAÇÃO DE IMAGEM, certo?
Quando você contrata o fotógrafo e faz aqueles famosos pedidos do tipo: "Você vai me deixar mais magra, né?", "Vai tirar as minhas espinhas", "Vai conseguir colocar uma luz aqui...ou colocar um efeito tipo nevando..." e assim por diante, é preciso tomar cuidado e ver que tipo de trabalho ele vai realizar nas fotografias que irá te entregar.
Afinal, cada um trabalha de uma maneira, tem seu fluxo de trabalho definido e sabe muito bem que tipo de trabalho define seu estilo de fotografia na pós produção.
Não são todos os fotógrafos que tem o mesmo fluxo de trabalho.
Veja bem. Não estou a dizer que um tem mais cuidado que o outro mas muito pelo contrário, ao procurar o seu fotógrafo e ver seu portifólio, você irá perceber a diferença entre o trabalho de um com o outro em suas imagens.
Logo deixarei aqui um breve resumo do que estou a dizer dessas 3 palavrinhas que podem te confundir na hora em que o fotógrafo explica seu fluxo de trabalho: EDIÇÃO x TRATAMENTO x MANIPULAÇÃO, mas antes vou explicar o processo da fotografia acima para que comecem a entender.
Na fotografia acima, ela foi apenas editada e tratada. E na hora em que foi fotografada, já houve o meu processo criativo para que ela ficasse assim no final.
Fotografamos esta cena várias vezes. Foram umas 10 fotos para que a gente pudesse selecionar esta ÚNICA como nossa principal fotografia, da qual a gente pudesse entregar esta mensagem com um toque mais artístico da qual você, cliente, procura em um fotógrafo.
EDIÇÃO:
A edição de imagem é apenas o processo de funilamento, ou seja, a escolha das melhores foto a serem entregues ao cliente final. Quando fotografamos, procuramos entregar A FOTO que está em nossa cabeça, em nosso processo criativo.
Para que isso aconteça, estamos fotografando, estamos olhando e captando as imagens até chegar naquela que imaginamos. E até chegar nesta, já foram vários cliques feitos. Por isso, quando o cliente recebe a galeria de fotos, com certeza, percebe-se que seu fotógrafo fez uma boa edição quando não há tantas imagens quase com o mesmo momento.
Veja! Uma boa edição é sinal de que ele se importa em somente te entregar BOAS FOTOGRAFIAS.
TRATAMENTO:
O tratamento de imagem nada mais é do que ajuste de cores aonde podemos deixar as cores o u mais vibrantes ou mais opacas. ou seja, parece que a foto tem muito mais vida.
Além disso, ajustamos o nivelamento da foto. Se está torta, deixamos ela, geralmente, na linha do horizonte. Fazemos o corte das fotos aonde pensamos em tirar aquilo que não é necessário para ter melhor atenção na fotografia.
MANIPULAÇÃO DE IMAGEM:
Já a manipulação de imagem é tudo aquilo que, geralmente, as pessoas pedem para fazer nas fotos: "emagrecer", "retocar a pele", "adicionar flocos de neve...chuva...tirar isso e aquilo".
Talvez você entenda melhor quando você olha para uma capa de exposição de um novo filme nos cinemas, capas de revistas de moda aonde a pele da modelo está para uma pele de bebê, uma capa de livro, comercial de anúncio de algum produto e etc.
Quando se trata da manipulação, no fotojornalismo, há uma interferência na realidade dos fatos.
Como vocês viram nas 2 fotografias acima, a 1ª foto está totalmente crua e a 2ª foto já foi tratada ( ajustes de cores e horizonte ) e manipulada ( tiramos aquilo que não é legal na fotografia - nosso processo criativo ). Porém, a manipulação foi algo mais simples do que fazer um "tratamento de pele" ou "enfeitar a foto com adição de outros elementos". Tudo isso que foi dito acima provavelmente, ao contratar seu fotógrafo, vai ser explicado ao perguntar como ele entrega as fotos finais.
Fotógrafos que mexem com editoriais, que trabalham com moda e beleza, tendem a retocar a pele por questões de trabalho.
Cada fotógrafo tem seu fluxo de trabalho definidos, estilos de tratamentos também já definidos para o que quer entregar no final e sua finalidade.
Ah, sobre o processo criativo?
Ele nada mais é em: como o seu fotógrafo enxerga as cenas!
Ao olhar a galeria de fotos de cada profissional, você pode ver coisas bonitas ( em formas de abraços, beijos, carinhos e belezas / estéticas ), pode ver histórias sendo contadas alí como em fotografias de rua e de jornalismo, pode se ver composições bonitas e criatividades em coisas que você nunca imaginou.
Resumidamente é esse o processo criativo dos profissionais de fotografia.
Alguns procuram entregar formas mais simples e outros formas mais abstratas. Fundos desfocados, reflexos, formas geométricas, simetria, jogos de luzes e cores e assim por diante.
É por isso que se contrata um bom fotógrafo. Para que ele possa capturar a cena, seja ela de paisagem, objetos, alimentos, casamento e ou famílias de uma forma única como sempre
desejou ter.
Nossas resoluções finais são:
Procure entender a diferença entre EDIÇÃO, TRATAMENTO e MANIPULAÇÃO de imagem quando o fotógrafo falar sobre o fluxo de trabalho dele.
Tendo entendimento sobre estas 3 palavras, saiba escolher seu fotógrafo com o coração.
É preciso AMAR o trabalho de quem você escolheu.
Só assim, o resultado final terá a cara daquilo que sempre imaginou.
Só assim, as suas fotografias estarão sem seus porta-retratos, em seu álbum seja de casamento ou de família.
Só assim, você terá leveza ao receber teu material final sem ter nenhum questionamento.