O vídeo de casamento é o complemento das fotografias de casamento. Profissional ou amador vai dar uma perspectiva diferente do grande dia e dará música e movimento às suas recordações. Se ainda têm dúvidas sobre se fazer ou não uma gravação, continue.
As fotografias de casamento são importantíssimas para capturar os instantes preciosos do dia da união, imortalizam as emoções e são o reflexo da felicidade de vocês. No entanto, não têm som, não têm voz nem movimento.
Para compensar esta falta, são muitos os casais que decidem gravar o casamento em vídeo. Prova disso são os milhares de vídeos de casamento que circulam pelo Youtube e outros sites. Hoje em dia, as técnicas digitais garantem que os melhores momentos do vosso grande dia perdurem ao longo dos anos.
O vídeo de casamento capta as expressões em movimento, oferecendo-lhes a possibilidade de reconstruir ativamente os momentos mais especiais do dia do vosso casamento. Mas para não terem surpresas desagradáveis à última hora, devem ter em conta os seguintes fatores:
O vídeo do casamento de vocês casamento é um testemunho para toda a vida. Claro que pode ser feito por um familiar ou amigo, mas confirmem que tem os conhecimentos e gosto estético necessários para fazer.
Se decidirem contratar um profissional, não hesitem em consultar vários estúdios, pedir orçamentos, pedir para mostrarem o seu trabalho... Só assim vão saber realmente a quem estão contratando.
Decidam entre os dois, antecipadamente, como querem que seja a reportagem: os protagonistas, momentos que querem incluir, localizações...
Quantas mais capturas, mais material vão ter para escolher, no momento de fazer a montagem.
A música é igualmente importante. Escolham as músicas que vão ser a banda sonora do vídeo pensando em que momento tocam e porque.
E preferível que a montagem final do vídeo de casamento não dure mais de 30 minutos para evitar que seja demasiado comprido, maçante ou aborrecido.
Conselhos para a música do vídeo de casamento
Escolher as músicas para o vídeo do casamento não é uma tarefa fácil. É muito importante que os noivos gostem da música que elegeram, pois ela fará parte de uma lembrança muito especial para ambos.
A dúvida sobre como escolher as músicas do vídeo do casamento assusta um pouco todos os casais. Trata-se de uma lembrança que eternizará um dos momentos mais importantes de sua jornada juntos, então é normal que seja tão complicado do que escolher o próprio vestido de noiva. Uma boa sugestão para se começar a pensar em possíveis músicas para casamento que podem ser a trilha sonora do vídeo é dar preferência para canções que tenham significado para os dois, sem deixar de considerar que as imagens devem estar em harmonia com as músicas.
Inspirações são sempre bem-vindas
Aqui te damos algumas sugestões e dicas preciosas que englobam músicas românticas para casamento que podem tornar o vídeo mais encantador, com melodias inesquecíveis e frases curtas de amor.
Para momentos mais tranquilos do filme, como o jantar ou a recepção podemos optar por músicas igualmente tranquilas, que tem uma batida aconchegante, além de falar sobre o amor.
Para o momento em que os noivos cumprimentam os convidados sugerimos músicas mais divertidas.
Músicas românticas mais agitadas podem ser usadas para apresentação dos padrinhos, pais ou momentos dos noivos antes da festa.
Quando se escolhe uma música em inglês, é importante saber o que ela significa, por exemplo a balada "It must have been love" do Roxette tem uma batida romântica, mas fala de um amor que acabou. Devemos prestar atenção nesses detalhes que fazem toda a diferença.
Músicas para cada momento
Devemos escolher com carinho as músicas de abertura do vídeo, com o mesmo cuidado que escolhemos, por exemplo, as músicas para entrada do casamento, e também aquelas que vão encerrar o filme, por serem momentos marcantes. Além desses momentos importantes, muitos outros detalhes merecem uma música de fundo, como a preparação dos noivos, a elaboração detalhada de um penteado de casamento com trança, ou a chegada do bolo na festa!
Outro momento que merece atenção é o corte do bolo de casamento, quando os noivos já disseram “sim” e transbordam alegria. A trilha sonora de um casamento é tão relevante quanto a escolha dos convites de casamento, por se tratarem de elementos que ficam guardados na memória de todos os presentes, então tire um tempo para pensar e decidir quais as melhores opções, você não irá se arrepender.
Tipos de vídeos de casamento
No momento de contratar a filmagem para seu casamento, devem ter em conta que tipo de reportagens se podem fazer. Nem todos os profissionais trabalham da mesma maneira. Peçam para ver os seus trabalhos e vejam se se sentem confortáveis com o tipo de Na hora de contratar o profissional que vai gravar o vosso casamento é fundamental ter uma ideia clara do que querem. Em linhas gerais, os vídeos de casamento podem ser mais ou menos clássicos, casuais, detalhados...
No entanto, podemos diferenciar três gêneros bem diferenciados dos vídeos de casamento:
Vídeo Documental: Este gênero é o mais pedido pelos noivos de hoje. Cobre todo o casamento, desde a primeira hora do grande dia até à lua de mel, passando pela cerimônia, a recepção e a festa. Inclui também entrevistas aos convidados, em que eles falam da sua relação com os protagonistas, captando as emoções e sentimentos de cada um. Em alguns, os noivos são entrevistados e contam como é que se conheceram, agradecem aos convidados por estarem presentes, etc. Este tipo de vídeo é dos mais caros, dado que necessita de mais de um câmera para ser gravado.
Vídeo Memória: este gênero combina o vídeo clássico, no qual se filmam a cerimônia e a recepção, com vídeos caseiros e fotografias da vida dos noivos. Deve ter muito cuidado com a edição e montagem, e principalmente com a seleção das capturas, fotografias e músicas. Também pode incluir fotografias da lua de mel. O preço deste tipo de vídeos varia em função da experiência e qualidade do profissional.
Vídeo Integro: tal como indica o seu nome, este gênero mostra o vídeo tal como se gravou com a finalidade de ser uma fiel reprodução da realidade. É um tipo de vídeo muito mais simples que os anteriores e por isso é mais barato. No entanto, pode tornar-se muito comprido e aborrecido. Além disso, pode ter imagens que não sejam do seu agrado.
O que você espera de um vídeo de casamento?
O vídeo deve ter imagens que as fotos não puderam captar e também as que vocês não acompanharam, aqueles lances únicos! Conversamos com algumas noivinhas sobre o que elas esperam deste recurso, vejam só o que dizem!
Quem ainda tem aquelas fitas VHS com as festinhas da época de crianças, quando todos os amiguinhos se enfileiravam para dançar as músicas da Xuxa? É só ver essas pérolas de 15, 20 anos atrás para saber que não há nada que pague este momento de recordação. Agora, imaginem-se aos 60 anos, rodeadas de filhos e netos, revendo, juntos, o vídeo do grande dia.
Foi exatamente isso que imaginou o noivo da Francielli, que faz questão de fazer este tipo de documentação e acabou convencendo sua noivinha para contratarem o serviço. A Cláudia espera que o cinegrafista de seu casamento pegue os momentos únicos que ela e seu futuro marido não conseguiram presenciar!
A Queila quer qualidade técnica por parte da equipe. Imagens perfeitas, som audível e uma edição que emocione é o esperado por ela. Já que costumamos desembolsar um valor considerável para este serviço, queremos o melhor, certo? A Allyne teve uma ideia ótima: ela quer um vídeo com todos os lances e um outro menor, para mostrar para os amigos e família, para que curtam todos juntos.
A Taty tem consciência que esta recordação é um dos maiores tesouros de um casal e, exatamente como descreve a noivinha Mari, quer ter um registro que comece no making-of e capte toda a emoção de cada cena, incluindo a festa, a diversão e alegria geral.
A Juliana quer rever seu vídeo se sentir a cada vez toda a sensação sentida naquele dia tão especial. A Aline está na expectativa de ver outras óticas sobre sua festa, como a entrada dos padrinhos e a expressão dos convidados quando ela mesma entra na igreja. Vai acabar chorando ao rever a emoção da família toda!
Por: Paloma Paulillo / Renata Almeida / Tábata Bueno / Tina Lombardi
Comments