Vamos lá, staff são os profissionais que irão trabalhar no seu casamento.
Alguns staffs fazem a montagem do seu trabalho e vão embora e está encerrado o trabalho dele.
Outros fazem a montagem e vão embora, porém voltam somente ao final do evento para retirar seus itens.
Esses fornecedores geralmente não precisamos nos preocupar com a logística de alimentação deles, até porque a logística de um dia de evento de empresas desses segmentos é bem frenética, muitas vezes com mais de uma montagem no mesmo dia.
Um exemplo, o fornecedor da pista de dança Paris, ele vai até o local do evento, fará a montagem da pista no local designado, deixará tudo certinho, ligado e funcionando e vai embora. Ele só retorna ao final do evento para desmontar e retirar as placas da pista.
E os fornecedores que ficam durante o evento inteiro?
Existe uma outra gama de fornecedores que chega com antecedência ao seu evento para a montagem, fica durante toda a cerimônia e recepção, totalizando na maioria das vezes, mais de 10 horas de trabalho.
Com uma carga de trabalho alta como essa é normal que essas pessoas precisem se alimentar durante o casamento.
Justamente por isso, os noivos geralmente ficam responsáveis pela alimentação dessa equipe.
Agora vamos falar sobre isso.
O que você combinou com o fornecedor?
A grande maioria dos fornecedores tem cláusula contratual que fala sobre isso, determinando que a alimentação da equipe é de responsabilidade dos contratantes.
Algumas empresas combinam com o contratante que a alimentação será por conta da empresa contratada e ela que irá resolver isso com as pessoas da sua equipe.
Sempre leve em consideração o que consta em contrato, e antes de assinar tente negociar algo diferente, se for o caso.
E se eu quiser dar uma alimentação diferente para o staff?
A primeira coisa a se fazer é consultar o local onde será a sua festa, qual o valor cobrado para a alimentação do staff. Geralmente é um valor menor do que o valor cobrado para a alimentação dos convidados, visto que, o staff, come menos, (nós temos menos tempo do que o seu convidado para comer, não temos “uma hora de almoço” é sentar,comer, enquanto descansa, e retornar ao trabalho, e também não devemos ingerir bebida alcoólica, então nesse caso, pode haver alguma cobrança mais em conta.
Se você optar por fornecer uma alimentação diferente para o staff, você precisa analisar alguns pontos.
1- O contrato com o fornecedor deixa especificado que a alimentação da equipe deve ser igual dos convidados?
2- Quem ficará responsável por essa gestão dos alimentos:
Pedir a comida, para que ela venha quente, a quantidade, o pagamento, se certificar que todos os staffs tenham acesso a essa alimentação, evitando que alguém coma a comida destinada a outra pessoa.
Lembre-se que a assessoria não consegue fazer essa gestão, porque ja tem diversas outras atividades a serem desempenhadas, e o staff nem sempre come ao mesmo tempo, geralmente as equipes fazem um revezamento, por exemplo, a equipe de foto e vídeo, temos dois fotógrafos e dois cinegrafistas. Vai metade da equipe comer, a outra metade fica trabalhando, e depois se revezam, se a comida vier ao mesmo tempo, a segunda leva vai comer comida fria, e se comerem todos ao mesmo tempo, você vai ficar sem foto e vídeo por um período no evento.
Staff pode ingerir bebida alcoólica?
No nosso entendimento, quem está trabalhando não deveria ingerir bebida alcoólica, é uma festa sim, mas nós, estamos ali trabalhando, mas,vai de você definir isso na sua festa.
Onde o staff se alimenta?
É necessário definir com o espaço e decoração onde será a alimentação do staff, alguns locais tem um local apartado, longe dos convidados, outros montam uma mesa mais reservada dentro do salão, tenha em mente que é necessário mapear e definir isso.
Tenha discernimento
Os profissionais que trabalham no seu evento, trabalham mais de dez horas ininterruptas para que o seu dia seja especial.
Você gostaria de trabalhar durante dez horas seguidas sem uma alimentação digna?
Converse com os seus fornecedores, esclareça os pontos e tudo vai dar certo.